Fundão/ES sedia o II Encontro do Arranjo de Desenvolvimento da Educação - ADE Piraquê-Açú 2024.

A Secretaria Municipal de Educação de Fundão/ES sediou nos dias 17, 18 de junho de 2024 o II Encontro do Arranjo de Desenvolvimento da Educação - ADE Piraquê-Açú.

05 de julho de 2024 às 08h02.

A Secretaria Municipal de Educação de Fundão/ES sediou nos dias 17, 18 de junho de 2024 o II Encontro do Arranjo de Desenvolvimento da Educação - ADE Piraquê-Açú, que reuniu diversos municípios e Secretarias Municipais de Fundão, João Neiva, Aracruz e Linhares. Este encontro formativo faz parte do Programa Suzano de Educação (PSE) e conta com a parceria técnica do Professor Reinaldo Vieira (Roda Educativa), Kamila Moura da Associação Escola Aprendiz e representantes da Suzano o senhor Gerson Peixoto, Camila Lima e a estagiária Júlia.

O objetivo do ADE Piraquê-Açú é alavancar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) com planejamento estratégico, trabalhando com a intersetorialidade e intermunicipalidade, ou seja, com o território educativo e a rede de proteção, onde cada setor conversa e apresenta seus desafios e conquistas, compartilhando saberes, foi discutido ainda as questões Étnicos- Raciais e como educar para uma sociedade mais justa e igualitária.

A Secretária de Educação do Município de Fundão/ES, na pessoa da senhora Dhébora Nunes Barbosa Zuccolotto, abriu o evento dando boas-vindas aos municípios de Aracruz, João Neiva e Linhares, citando que Fundão retornou ao programa por acreditar na importância do Arranjo para o Desenvolvimento Educacional – ADE Piraquê-Açu, onde a demanda maior é no Ensino Fundamental Anos Finais, temos que elevar o índice do IDEB com qualidade e equidade.

“Agradecemos a parceria Intermunicipal, as Intersetoriais e ao Programa Suzano de Educação. Pois, não adianta elevar os índices educacionais do Ensino Fundamental Anos Iniciais se o Ensino Fundamental Anos Finais não acompanhar o processo educacional da rede.

O Ensino Fundamental Anos Finais é uma demanda difícil e requer mais atenção. Acreditamos numa educação de qualidade com equidade. Que os trabalhos se intensifiquem!!”

Pontuou a Secretária de Educação.

O evento contou ainda com a presença do Prefeito Municipal de Fundão/ES o senhor Gilmar de Souza Borges que agradeceu a presença de todos. Parabenizou aos municípios envolvidos, Fundão, Aracruz, João Neiva e Linhares e a parceria do Programa Suzano de Educação por estarem unidos em prol de uma educação de qualidade.

“Que tenhamos sempre nas gestões municipais, atividades vivas de qualidade com qualificação de pessoal, de avaliação e melhoria, do que entregamos e do resultado. A educação é um dos maiores pilares para o desenvolvimento de qualquer país.” Relatou o prefeito.

O Momento Cultural, representando o município de Fundão/ES – “Terra dos Amores”, também teve relevância.

Sendo: Dia 17/06, A Professora e musicista Milena Guimarães Cristo, apresentou a música Amazing Grace no Violino, acompanhado da aluna Rafaela Carvalho de Carli no violão, um breve histórico do município de Fundão pela aluna Ana Carolina Saccani Monjardim.

No dia: 18/06 Apresentação do senhor Antônio Nilson Saccani, mais conhecido como Mexerico na Viola, com as músicas: Chalana e Colcha de Retalho, tivemos a presença da professora Maria da Glória Pitol Saccani e fechando o evento tivemos a apresentação da Bailaria Ana Júlia Andrade Nascimento Zanoni, que interpretou a música Aquarela de Toquinho.