Defesa Civil combate incêndio em Fundão e faz alerta sobre queimadas no período de estiagem

A equipe da Defesa Civil municipal contou com o apoio dos servidores da Seagri e voluntários que estiveram no local que ajudaram no combate ao incêndio, fazendo a utilização do caminhão pipa, abafadores e bombas costais pulverizadoras.

13 de janeiro de 2021 às 00h00.

Na tarde desta terça-feira (13), a Defesa Civil foi acionada para combater um incêndio no bairro Santa Marta no município de Fundão. De acordo com Gerente da Defesa Civil, Valfran Nunes, a causa do incêndio leva a conclusão que foi realizada por queima de lixo doméstico e restos de entulhos, por um suposto morador(a) da região. “Iremos apurar se foi um incêndio criminoso ou acidental.  Tivemos bastante dificuldades de controlar os focos do incêndio, pois havia grande intensidade de vento, muito calor e uma vegetação bastante seca, ocasionando um alastramento rápido das chamas”, destacou Valfran.

A Defesa Civil alerta aos munícipes que colocar fogo em um terreno, mesmo quando dentro de propriedade particular, pode ser considerado crime. Isto porque são jogados na atmosfera resíduos dos materiais queimados, causando poluição e possíveis danos à saúde humana, o que é punido pela Lei de Crimes Ambientais – Lei Federal nº 9.605/1998, que prevê punição que pode ser de multa e detenção de 6 meses a um ano. Além disso, colocar fogo em lotes e terrenos baldios podem causar incêndio, colocando em perigo a vida, a integridade física e o patrimônio de outrem, com previsão de punição no código penal.

As queimadas representam um grave risco ao meio ambiente e a saúde pública, um dos sérios riscos são a diminuição da visibilidade nas rodovias e estradas devido a cortina de fumaça.

Principalmente nesse momento de pandemia do Covid-19 onde a população atendendo ao isolamento social tem ficado em suas casas à mercê de grandes quantidades de fumaça causadas por essas queimadas abusivas e criminosas.

A Defesa Civil sugere aos proprietários dos terrenos na beira das estradas que façam aceiros para evitar que o incêndio se propague e tenha grandes proporções. Ainda pede que caso alguém esteja diante de um incêndio florestal, deve entrar em contato o mais rapidamente com a Defesa Civil, pois alguém que não seja especializado e tente intervir em uma eventual queimada, pode sofrer queimaduras graves e intoxicação causada pela fumaça.

FIQUE ALERTA:

As queimadas emitem gases tóxicos que prejudicam o meio ambiente e a saúde humana, causando problemas no sistema respiratório e desordens cardiovasculares;

Não faça queimada para limpeza de terreno ou para destruição de lixo, optando sempre pelo descarte no lugar indicado;

Não jogue cigarros ou fósforos acesos às margens de rodovias;

A soltura de balões, além de ser crime, pode provocar acidentes aéreos e incêndios;

Incêndios florestais podem causar interrupção no transporte público, na distribuição de energia elétrica e nas redes de comunicação.

Denuncie essa prática criminosa, através dos telefones (193) Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal (199, 27 99793-9764 / 27 99650-1632) e Subsecretaria do Meio Ambiente (27 3267-1593)