Pontos Turisticos

Praia Grande

 Para um banho de mar em águas tranquilas, praia grande é o lugar ideal. O principal balneário de Fundão possui águas mansas e turvas em virtude das areias fubás e compactas. Com cerca de 5 km de extensão, apresenta em sua orla inúmeras formações rochosas de arrecifes. Por toda sua extensão espalham-se diversos bares, restaurantes, quiosques e pousadas. Suas águas favorecem a prática de esportes náuticos como a pesca submarina e os passeios de barco a vela, além de ser uma praia muito procurada por famílias que buscam a tranqüilidade de suas águas.
 
 
 
(Fotos Praia Grande - Fundão/ES)
 
 
 
 
 
Rio Reis Magos – (Praia Grande) 
O Rio Reis Magos ou Fundão corta todo o município de Fundão e se constitui na fronteira entre Fundão e Serra. Ao desembocar no mar entre Nova Almeida e Praia Grande seu estuário forma um mangue, que é um dos ecossistemas associados à Mata Atlântica e berçário da vida. Em conjunto, os manguezais de Fundão, Aracruz e Vitória formam uma das maiores áreas de mangues preservados do país. 
 
Porto da Lama – (Praia Grande) 
Praia calma, águas rasas e uma paisagem linda. O Porto da Lama é uma pequena enseada formada por duas pontas de arrecifes cobertas por vegetação de restinga, praia de águas mansas e areia grossa com 250m de extensão. 
 
Parque NaturalMunicipal do Goiapaba – açu (Fundão) 

O Parque Natural Municipal Goiapaba-açu é administrado pela Prefeitura de Fundão e tem 46 hectares, mais os 3.740 hectares da Área de Proteção Ambiental (APA) estadual Goiapaba-açu. O pico que dá nome ao parque possui 840 metros de altitude e pode ser visto desde Linhares até Guarapari.

Foi criada pelo decreto estadual nº 3.796-N, em 1994. Está localizada entre a região montanhosa e a baixada litorânea.

A população residente na Área de Proteção Ambiental é predominantemente rural, sendo a cafeicultura a principal atividade agrícola na região.

A unidade fica no entorno do Parque Natural Municipal de Goiapaba-Açú, que possui trilhas, mirante e restaurante. Há registro de 133 espécies de aves, sendo duas ameaçadas de extinção (Campephilus robustus e Procnias nudicollis).

O potencial de conectividade dos fragmentos florestais em seu entorno como a Reserva Biológica Augusto Ruschi, Estação Biológica de Santa Lúcia e Parque Natural Municipal de São Lourenço, torna a área relevante para a formação do Corredor Ecológico Centro-Norte Serrano.

A APA abriga as principais nascentes dos rios Piabas e Fundão e dispõe de uma enorme diversidade de orquídeas e bromélias. Além de árvores raras como o araribá, a canela e a peroba, palmeiras, aves, anfíbios, répteis, primatas e felinos, como as onças preta, pintada e parda, a jaguatirica e o gato-do-mato. 

RESUMO:
Localizado no Distrito de Irundi, o parque é constituído por uma elevação granítica de mais de 840 metros de altitude onde se situa o pico do Goiapaba-Açu, na divisa dos municípios de Santa Teresa e Fundão, no estado brasileiro do Espírito Santo. Do cume do pico, é possível se avistar diversos municípios e parte do litoral entre a Grande Vitória e Linhares.
 
(Goiapaba-Açu)
 
(Mirante do Goiapaba-Açu)
 
(Mirante do Goaiapaba-Açu)
(Goiapaba-Açu - Bromélias) 
 

O Parque Municipal Goiapaba-açu é administrado pela Prefeitura de Fundão e tem 46 hectares, mais os 3.740 hectares da Área de Proteção Ambiental (APA) estadual Goiapaba-açu. O pico que dá nome ao parque possui 840 metros de altitude e pode ser visto desde Linhares até Guarapari, além do imponente aspecto, ele é um ótimo ponto para as práticas de atividades radicais como o vôo livre, segundo alguns grandes "pilotos" deste esporte radical, o pico do Goiapaba-açu é um dos melhores para se voar no Brasil. 

A APA abriga as principais nascentes dos rios Piabas e Fundão e dispõe de uma enorme diversidade de orquídeas e bromélias. Além de árvores raras como o araribá, a canela e a peroba, palmeiras, aves, anfíbios, répteis, primatas e felinos, como as onças preta, pintada e parda, a jaguatirica e o gato-do-mato. As visitas ao local são guiadas.

 

 
 
Matriz de São José – (Fundão) 
 A Igreja Matriz de São José está localizada no alto da escadaria Chrysantho Jesus Rocha, sendo o acesso pavimentado e em bom estado de conservação.
 
(Matriz São José)
 
 
 
Casa da Cultura – (Fundão)
Sobrado do fim do século XIX, característico do ciclo do café, abriga peças de mobiliários doadas por famílias locais além de peças que remetem as manifestações culturais do município, como por exemplo, o congo.
 
(Antiga)
 
 
(atual)
 
(Congo)
(Congo)