Manifestação de cultura e fé: Fundão comemora neste final de semana os Festejos a São Benedito e São Sebastião (17/01/2019)

Manifestação de cultura e fé, festejos a São Benedito e São Sebastião

Congo: tradição em forma de arte

Cultura tipicamente capixaba, o congo se mantém vivo em Fundão. A festa promete reunir cerca de 3 mil pessoas no próximo final de semana.

As festas de congo em homenagem aos padroeiros, São Benedito e São Sebastião acontecem ao longo do litoral capixaba. O congo é a única manifestação cultural tipicamente do Espírito Santo, de acordo com o Instituto Jones Santos Neves.
Em Fundão, desde 2002, essa tradição ganha ainda mais visibilidade com a organização do Encontro Regional de Bandas de Congo, pelo então diretor do departamento de cultura da época Fabio Samora, que marca uma fase de organização dos eventos da cultura popular do município.
O Encontro foi criado para que se passasse a discutir formas de preservação da cultura. O mesmo celebra memória, tradição e identidade da cultura popular do município. Nesta leva de ações também foi criada a Associação das Bandas de Congo de Fundão, que passou a incorporar lutas pela preservação do encontro e de todo o conjunto de eventos culturais que compõem os Festejos de São Benedito & São Sebastião.
O município sempre recebeu muitas bandas de congo vindas de outras regiões para os festejos de congo, é isso estimulou que se organizasse o Encontro Regional de Bandas de Congo.
O Encontro chama a atenção da comunidade congueira e de toda a sociedade sobre preservar, manter as raízes de tradição, a memória, Fundão teve grandes festeiros, mestres, congueiros, uma gama enorme de famílias envolvidas com o congo enquanto cultura e o congo enquanto manifestação religiosa. O evento reúne cerca de 10.000 pessoas em seu apogeu.

Encontro Regional do Congo reunirá 10 mil pessoas em Fundão

Neste final de semana, sexta, sábado e domingo (18,19 e 20/01), os Festejos a São Benedito e São Sebastião darão cores e ecoaram nas ruas da sede do município de Fundão.  Na programação, estão a tradicional puxada do navio e fincada do mastro, além de shows gratuitos e apresentações culturais pelas ruas do bairro para celebrar essa grande festa de cultura e fé. A expectativa é que o evento receba cerca de dez mil pessoas, entre moradores e turistas.

No próximo Domingo (20) acontece a segunda etapa do Encontro Regional das Bandas de Congo 2019, em Fundão. A festa reunirá 15 grupos de congo, cinco locais e os demais dos municípios de Cariacica, Aracruz, Vitória, Vila Velha, Ibiraçu e Serra.
As bandas de congo percorrerão as ruas do centro município mantendo viva a tradição da Puxada de Navio e Fincada de Mastro. No ápice dos festejos, participam cerca de 10 mil pessoas, que assistem a um show pirotécnico e, em seguida, a shows de bandas de música popular.
De acordo com o Secretário Municipal de Esporte,Turismo e Cultura do município, Sandro Küster, essa festa não apenas mantém a cultura do congo viva, mas movimenta a economia da cidade. “Ao total, são 24 barraquinhas de moradores locais que colocam os seus produtos a venda, os hotéis ficam cheios, e também há aumento de movimento nos bares e restaurantes. Em todos os dias do Encontro, vai ter policiamento garantindo a segurança, ambulância e banheiros químicos”, salienta.

Confira a programação completa dos festejos:

Sexta-feira (18/01)
19h30 - Tríduo Preparatório - Missa Festiva em louvor a São Benedito, no palco oficial dos festejos. Participação da Banda de Congo Mirim de São Benedito e mestres de bandas de congo.
20h30 - Show com Frei Zeca
22h00 - Show com Mineirinho e Gabriel

Sábado (19/01)

09h00 - Leilão festivo de Animais na Praça Getulio Vargas/Fundão
18h30 - Ritual da Puxada do Navio/Escondida do Mastro.
19h30 - Encerramento ao Tríduo - Missa em louvor a São Sebastião e São Benedito
20h00 - Show com Jhess Ferrari
21h20 - Banda "O giro"
22h40 - Show com Gabriela Ávila

Domingo (20/01)

09h00 - Missa Festiva Presidida pelo Bispo Dom Geraldo Lyrio Rocha
17h00 - Chegada das bandas de congo convidadas/ Recepção na praça da igreja Matriz São José
17h30 - Chegada da Bandeira de São Sebastião e São Benedito – conduzida pelas Bandas de Congo Anfitriãs dos Festejos;
18h00 - Recepção, saudação, benção e envio das bandas de congo
18h30 - Desfile das Bandas de Congo;