Festa de São Sebastião e São Benedito abre 2019 em Timbuí e continua em janeiro, em Fundão. (27/12/2018)

Previsão é que cerca de 10 mil pessoas compareçam ao evento, que celebra a cultura do congo e o Ano-Novo

Preparem as casacas e tambores! A partir do próximo sábado (30), os Festejos de São Benedito e São Sebastião darão cores e ecoaram nas ruas de Timbuí, em Fundão.  Na programação, estão a tradicional puxada do navio e fincada do mastro, além de shows gratuitos e apresentações culturais pelas ruas do bairro para celebrar o Ano-Novo. A expectativa para a edição de 2018 é que o evento receba cerca de dez mil pessoas, entre moradores e turistas.

O evento folclórico Festa de São Benedito e São Sebastião, que já existe há mais de 90 anos, é considerada a maior manifestação religiosa, cultural e folclórica do município e acontece em três etapas, em três localidades diferentes.

A primeira será em Timbuí, distrito de Fundão; a segunda no centro de Fundão; e a terceira em Três Barras, zona rural do município. A festa, uma das mais conhecidas do estado é considerada patrimônio cultural imaterial da cidade, e faz parte do Calendário Folclórico Religioso do Município de Fundão.

De acordo com o produtor cultural e um dos organizadores do evento, Fábio Samora, o objetivo é valorizar a cultura regional e fortalecer a tradição do congo, com o encontro das bandas durante o evento.

“Essa festa existe desde antes da emancipação política de Fundão, em especial, do distrito de Timbuí. Historicamente, ela conta a história dos moradores. Além das cinco bandas da cidade, vêm bandas de Cariacica, Aracruz, Vitória, Vila Velha, Ibiraçu e Serra, reunindo 15 grupos. existe desde Essa é uma forma de exaltar a história de um povo, que se manifesta historicamente pelo congo nos festejos de São Sebastião e São Benedito”, salienta.

A realização é da Associação das Bandas de Congo de Fundão (ABC Fundão), e da Prefeitura de Fundão, com o patrocínio do Ministério da Cultura e Vale.

Sobre a Associação das Bandas de Congo de Fundão (ABC Fundão)

Fundada em 2004, a ABC Fundão é uma associação sem fins lucrativos, que tem o objetivo de manter vivas as tradições das bandas de congo do município, defendendo a manifestação de fé a São Benedito e São Sebastião, ápice dos festejos.

Segundo o Presidente da ABC Fundão, Dion Qenedes Pereira, 40 anos, a organização dos eventos é durante todo o ano, com o acompanhamento e preparação das bandas de congo para as festas oficiais. “Convidamos todas as bandas de congo para o evento, acompanhamos o desenvolvimento das bandas mirins e incentivamos a tradição no município”, disse.

Confira a programação completa da 1° Etapa do Encontro Regional de Bandas de Congo”

Domingo (30/12):

19h - Visita a Bandeira de São Benedito e São Sebastião.

-         Banda de Congo Mirim São Benedito

19h30 - Celebração na igreja de Nossa Senhora da Penha.

21h00 - Show com Leandro Tobias

Segunda -feira (31/12)

19h - Puxada do navio.

Presença confirmada:

-        Banda de Congo Bandeira l, anfitriã dos festejos;

-        Bandas de Congo São Benedito e São Sebastião;

-        Banda de Congo Konfogo;

-        Banda de Congo Mirim Santa Clara Estrela Guia

22h00 - Show Santiago Netto

23h30- Show Via Aérea

Terça-feira (01/01/2019)

10h - Missa Festiva na Igreja de Nossa Senhora da Penha;

17h30 - Chegada e Recepção das Bandas de Congo na Rua Euclides Barcelos;

18h30 - Início do cortejo das bandas de congo/ celebração com as bandas em frente a Igreja de Nossa Senhora da Penha;

19h  Desfile das bandas de Congo;

20h - Puxada do navio;