Escolas da rede de ensino de Fundão começam a receber novos móveis escolares adquiridos pela prefeitura (18/12/2018)

A Prefeitura Municipal, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Governo Federal, através do PAR – Plano de Ações Articuladas, começou a entregar no dia 11 de dezembro, jogos de carteiras (mesas e cadeiras) para escolas de Ensino Fundamental, em Praia Grande.
A Escola Municipal Comunitária de Ensino Fundamental “Praia Grande” (EMCEF) e a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Praia Grande” (EMEF), foram as primeiras unidades escolares a receberem os novos kits de carteiras adquiridos pela Prefeitura de Fundão.

As carteiras foram adquiridas para todas as escolas e nos próximos dias, a entrega continuará nas demais unidades escolares da rede municipal, conforme cronograma da Secretaria de Educação.  Ao todo, mais de 2.200 alunos matriculados em sete escolas da rede municipal de ensino, incluindo a nova escola de Piranema, serão beneficiados com os móveis.

Segundo afirmou o secretário de educação, substituir o mobiliário existente, o qual se encontrava em estado precário para uso, era uma necessidade antiga e urgente. “As carteiras eram antigas e dependendo do tamanho da criança, eram pesadas. O novo mobiliário é bem mais leve e vem em três tamanhos diferentes, sinalizadas por cores e que se adaptam a faixa etária do aluno. A aquisição dos novos mobiliários para as salas de aula irá acomodar melhor as crianças, visando o conforto, melhoria da postura corporal, e também mais aproveitamento e adequação do espaço físico das salas de aula, resultando em condições de aprendizagem mais significativas”, ressaltou o secretário Marcos Aurélio.

A entrega contou com a presença do prefeito Pretinho Nunes, que acompanhou de perto todo o processo e conversou com professores, diretores escolares e estudantes, reafirmando que tem como meta a melhoria e valorização da educação em Fundão.

“Hoje entregamos esses novos mobiliários para as salas de nossos estudantes. Essa era uma de nossas metas de governo. A educação é uma das prioridades na nossa gestão e por isso continuaremos lutando por mais recursos. Sabemos das dificuldades encontradas pelos gestores escolares e professores, do quadro de degradação de nossas escolas, mas estamos buscando e planejando novas ações para 2019, com reformas e novas aquisições, proporcionando um espaço confortável, adequado e alegre para que o desenvolvimento e o aprendizado aconteçam em sua plenitude”, afirmou o prefeito.
Os mobiliários serão entregues conforme a necessidade de cada unidade escolar do Ensino Fundamental do município, de modo a repor os danificados e onde houve maior demanda de alunos matriculados. A Educação Infantil já conta com kits de carteiras novas e, por isso, não receberão nesse momento.

Na escola EMCEF “Praia Grande”, a diretora Rosana Pimenta ficou empolgada com a chegada das novas carteiras. “A chegada das mesas e carteiras trouxe um alivio para toda comunidade. Estávamos sofrendo com as carteiras danificadas. As cadeiras não tinham encosto o que trazia para as crianças problemas sérios. Agora temos a quantidade correta o que não causa problemas de ficar indo de sala em sala torcendo pra algum aluno faltar pra não ter problemas de conseguir carteiras”, disse.

Os alunos também receberam as novas carteiras com muita alegria. Para o aluno Caio Borges dos Santos Brandão, da EMCEF “Praia Grande”, “a entrega das mesas e cadeiras não foi só importante para mim, mas para todos os alunos da escola. Às vezes, nós tínhamos que buscar carteiras nas outras salas, pois não tinha o suficiente. A maioria das cadeiras estavam todas quebradas, ao ponto de provocar acidentes ao sentarmos. A aquisição de novas carteiras foi muito importante, pois deu uma nova vida à escola. Agradeço muito, pois irei fazer o nono ano, enquanto outros alunos irão chegar e teremos uma nova motivação”.

Já para o professor Antônio Carlos Reali, da mesma escola, professor de geografia, há oito anos na rede de Fundão, ressalta que neste ano a escola passou por várias mudanças boas, desde a parte física, quanto pedagógica. “Para fechar o ano com chave de ouro, tivemos uma de nossas antigas reivindicações atendidas. Pedíamos carteiras que fossem padronizadas, que pudessem dar ao espaço físico uma beleza, uma harmonia, proporcionando melhores condições para aprendizagem. Fomos abençoados com carteiras novas. Agradeço ao prefeito Pretinho, ao secretário Marcos e ao Aloir, pelo empenho na aquisição desses novos jogos de carteiras”, afirmou o professor.

Para a diretora da EMEF “Praia Grande”, Rosana Coutinho, “a entrega das carteiras foi de grande valia e ficamos muito felizes, visto que a troca de equipamentos novos torna-se alternativa de motivar o aluno e é também um elemento de grande importância no desenvolvimento e aprendizado”.

Com a aquisição dos novos kits de carteiras, a gestão reforça o sentimento de respeito e dignidade para com os envolvidos na educação, levando-os a se sentirem valorizados e incentivando os alunos a obterem melhores resultados escolares.