ANDADA DO CARANGUEJO-UÇÁ COMEÇOU NESTA SEGUNDA-FEIRA (1º) (01/10/2018)

O defeso do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) começou nesta segunda-feira (1° de outubro), a partir de quando estarão proibidos o transporte, a captura, a manutenção em cativeiro, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização do crustáceo.

A proibição acontecerá em duas etapas, a primeira  vai até o dia 30 de novembro para machos e fêmeas. De 1º a 31 de dezembro o defeso será apenas para as fêmeas.

Para conscientizar a população sobre a importância de respeitar esse período, as equipes de fiscalização e educação ambiental da Subsecretaria de Meio Ambiente (SESIM/SMA) irão estar nas ruas  conversando com moradores e comerciantes.

Ao longo do período serão feitas abordagens em bares e restaurantes do balneário de Praia Grande e Costa Azul no município de Fundão. A equipe da SESIM/SMA informará nessas abordagens da importância de respeitar esse período de defeso do caranguejo.

Durante o defeso, é proibido catar caranguejos, porque é nesta época que eles passam pelo processo de muda, trocam a carapaça e se tornam presas fáceis.

Fiscalização

Durante os períodos de proibição, a Fiscalização Ambiental de Fundão juntamente com a equipe da SESIM/SMA, verificam mangues, peixarias e estabelecimentos comerciais que vendem o crustáceo. Se o caranguejo for apreendido vivo, ele será devolvido ao mangue. Os infratores serão enquadrados na lei nº 9.605, de fevereiro de 1998, e no decreto nº 3.179/99.

Informações Adicionais:
Período: 01 de outubro até 30 de novembro
Restrição: proibido capturar machos e fêmeas

Período: 01 de outubro até 31 de dezembro
Restrição: proibido capturar fêmeas

PORTARIA IBAMA Nº 52, DE 30 DE SETEMBRO DE 2003.

A população pode contribuir para que os infratores sejam flagrados

Fiscalização do Iema

Polícia Ambiental

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SESIM/SMA)