Fundão participa da Comissão de Turismo na ALES (22/05/2018)

A Comissão de Turismo da Assembléia Legislativa recebeu no Plenário Dirceu Cardoso, na manhã desta segunda-feira (21), o secretário de turismo, cultura e lazer de Fundão, Gabriel Martini, a vereadora Angela Coutinho, o novo secretário estadual da pasta, Paulo Renato Fonseca Júnior e demais autoridades. Na reunião foi debatido o estreitamento da relação com a iniciativa privada para alavancar o turismo do Estado.

Entre as medidas propostas está a negociação com companhias aéreas com o objetivo de aumentar o número de rotas passando pelo Espírito Santo e reduzir tarifas. O secretário destacou o novo aeroporto inaugurado em março como um ponto positivo para costurar esse acordo.

O gestor estadual falou também sobre o desafio de realizar pelo menos um evento de grande porte por mês no Estado. “Estamos em contato com os empresários para conseguirmos cumprir essa meta e atrairmos mais eventos. Nosso turismo precisa ser mais bem explorado”, destacou.

A reunião foi presidida pela deputada Luzia Toledo (MDB), que parabenizou a participação ativa do município de Fundão nas reuniões do trade turístico metropolitano e também fez elogios ao novo terminal aéreo do Estado . “Nosso aeroporto tem uma das melhores pistas do Brasil e vai funcionar como nossa sala de recepção”, afirmou. A parlamentar também pediu ao secretário um trabalho de parceria com a secretaria de Cultura, solicitando uma atenção especial para as manifestações culturais do interior do Espírito Santo.

Para Gabriel Martini, a recente retomada das ações do turismo em Fundão, é o reflexo das ações conjuntas entre o estado e município. "Fundão voltou a participar de forma consciente e ativa no Trade Turístico Metropolitano. A atual gestão compreende que o turismo é uma grande potência ainda a ser explorada, contribuindo diretamente  para o desenvolvimento econômico da nossa região. Esse empenho nos primeiros 6 meses de gestão, tem colhido bons frutos. Recentemente podemos citar a mudança da categoria "D" para a categoria "C" no Plano Turístico a nível nacional, um grande salto e reconhecimento de que Fundão está tratando o turismo com responsabilidade e dedicação", destacou.

Agroturismo

Fonseca Júnior falou da importância do fortalecimento da agricultura familiar no Estado. "Precisamos fazer com que os produtos agrícolas do Estado cheguem às cozinhas dos restaurantes capixabas”, afirmou.

Turismo religioso

O gestor estadual anunciou que será realizado um evento para inaugurar a restauração do Santuário de São José de Anchieta. “No próximo dia 24 estaremos fazendo uma cerimônia em Anchieta e contamos com a presença de secretários municipais de turismo de todo o Estado”, disse. A cerimônia fará parte do evento Os Passos de Anchieta.