Instituto emite alerta de chuvas intensas em Fundão (10/05/2018)

Aviso é válido para cidades como Fundão, Aracruz, Linhares, Rio Bananal e Sooretama.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu ontem (09) um alerta de acumulado de chuva para 29 cidades do Espírito Santo - incluindo Fundão, Aracruz, Linhares, Rio Bananal e Sooretama. No aviso, o instituto revela que o grau de severidade é de perigo potencial. Também há risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com áreas de risco. Como orientação, o instituto pede que as pessoas evitem enfrentar o mau tempo, que observem possíveis alterações nas encostas e evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Quem também emitiu alerta de chuvas para o ES foi o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com aviso para o risco de chuvas intensas e acumulado de chuva.

Os possíveis locais afetados são:

Aracruz, Cariacica, Conceição da Barra, Itaúnas, Linhares, Nova Almeida, Santa Cruz, São Mateus, Serra, Sooretama, Vila Velha e Vitória.

A chuva deve prevalecer no Estado pelo menos até esta quinta-feira (10), de acordo com a previsão do Inmet.

Efeitos das chuvas

Muitas ruas do município amanheceram alagadas nessa quarta-feira (09). O nível do rio Fundão que corta o município chegou a 4,30 metros, ultrapassando assim a cota crítica, que é de 4 metros. Com o transbordamento, ruas no entorno ficaram parcialmente alagadas.

De acordo a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, há risco de deslizamento no bairro Santo Antonio localizado na rua Orquídeas próximo a residências. Até o momento encontra-se 08 famílias desalojadas mas já em segurança na casa de seus familiares.

A enchente de quarta-feira (09), atingiu 04 residências, mas não há desabrigados até o momento.

Mesmo com as fortes chuvas não houve interferência no abastecimento de água e energia.

A Defesa Civil de Fundão informou que o nível do rio foi normalizado no período da tarde e que o órgão monitora área de risco. Porém, pede que os motoristas tomem cuidado ao trafegar na rodovia ES 261 que liga o município a Santa Teresa, pois na região do recanto da montanha há risco de queda de árvore.