PROFESSORES DE FUNDÃO DÃO INÍCIO AO PLANEJAMENTO INTEGRADO EM REDE (06/04/2018)

O planejamento escolar é uma construção orientadora da ação docente, que visa organizar e dar direção a prática coerente com os objetivos a que se propõe.

Para o Dicionário Aurélio, “Planejamento. S.m. 1. Ato ou efeito de planejar. 2. Trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiro e métodos determinados; planificação: o planejamento de um livro, de uma comemoração.”

Na educação, o planejamento escolar é um instrumento extremamente indispensável, pois há a necessidade de se ter uma direção, que seja eficaz no processo de ensino e aprendizagem, para que seus objetivos sejam concretizados.

A equipe da Secretaria de Educação em Fundão (SEMED), junto com os gestores escolares, começaram a ter um novo olhar sobre o planejamento, por perceber algumas dificuldades vivenciadas nas Instituições Escolares do município: o conteúdo curricular, mesmo seguindo as Diretrizes Municipais, não estava propiciando uma equidade de oferta aos seus estudantes. Ou seja, o conteúdo curricular trabalhado em uma série em uma escola, não era o mesmo que estava sendo trabalhado em outra escola da rede.

Assim, visando uma unificação do currículo a ser trabalhado em todas as escolas da Rede Municipal de Educação de Fundão e promover uma reforma curricular, tendo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares do Município como eixos norteadores, pensou-se coletivamente, em estratégias que abrangesse o interesse da maioria dos profissionais que compõem os diversos segmentos da educação, na implementação de um Planejamento Integrado em Rede.

Com base nestes pressupostos, no dia 03 de abril de 2018, na EMEF “Ernesto Nascimento”, num trabalho pioneiro, reuniram-se no noturno, a equipe técnica da SEMED, diretores, pedagogos, coordenadores, professores dos segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (Séries iniciais), para dar início ao Planejamento Integrado em Rede. Nesse primeiro encontro foram socializados os objetivos do planejamento e alinhado o conteúdo a ser trabalhado em toda a rede no mês de abril, além de ter acontecido trocas de experiências, deixando o momento ainda mais rico.

Os planejamentos integrados seguirão um cronograma mensal a ser cumprido pelos profissionais da rede municipal e acontecerá até o mês de novembro. Cada segmento terá um coordenador de área que estará orientando e sistematizando o conteúdo que será trabalhado naquele mês.

A equipe técnica da SEMED está apostando no sucesso dessa nova proposta de planejamento integrado, por acreditar que ao planejar dessa forma os educadores estarão dialogando entre si, discutindo o currículo a ser trabalhado de uma forma mais próxima de sua realidade, unificando o conteúdo e diversificando as metodologias. "O planejamento integrado em rede é compartilhado em sua construção, tendo diversidade de saberes e contribuições, o que enriquecerá as aulas e  melhorará o índice de aprendizagem", afirmou a técnica pedagógica da SEMED responsável pelo planejamento, Dhébora Nunes Barbosa Zucolloto.

Segundo Dhébora, “Esse planejamento integrado em rede é sustentado num pilar de inclusão, pois promove a igualdade de aprendizagem, reconhecendo o direito de todos de aprender, condição fundamental para o enfrentamento das desigualdades educacionais que ora vivemos”.