Fundão presente na inauguração da Rede Cuidar em Santa Teresa (06/04/2018)

A população capixaba passa a contar com mais uma unidade da Rede Cuidar, o novo modelo de atendimento à saúde no Estado. A unidade de Santa Teresa é a segunda entregue pelo Governo do Estado, em parceria com os municípios. A primeira, em Nova Venécia, na Região Norte, está em funcionamento desde setembro de 2017. Ao todo, a população de oito municípios (Santa Teresa, Fundão, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra e São Roque do Canaã) será beneficiada com a nova unidade. Isso representa um total de 146.552 pessoas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A Rede Cuidar em Santa Teresa começa a funcionar nesta segunda- feira (9). Mais de 400 pessoas prestigiaram a solenidade, que contou com a presença do governador Paulo Hartung, do secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, dos oito prefeitos e secretários de saúde dos municípios atendidos na unidade; entre outras lideranças. Entre os benefícios para a população com a entrega desta unidade estão o atendimento mais próximo, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; aumento da oferta de consultas e exames; redução do tempo de espera para consultas e exames; atendimento personalizado e humanizado etc. 

O governador Paulo Hartung destacou que a inauguração da Rede Cuidar em mais uma região é fruto de ação coletiva do Estado e dos municípios de Santa Teresa e do entorno. Hartung destacou que a Rede Cuidar é um projeto inovador que auxilia na estruturação da contraprestação de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). “Isso aqui é um novo conceito. Na linguagem que gosto de usar, é sair do quadradinho. Com ações como esta, estamos colocando de pé a criatividade e a inovação no serviço público. É uma ação para estruturar o SUS”, declarou. 

O prefeito de Fundão, Pretinho Nunes, ressaltou a importância da Rede Cuidar para a região Noroeste do Espírito Santo. “Foi um grande passo na saúde pública a  inauguração desta unidade, que atenderá Fundão e mais sete municípios. Especialmente para nós que estamos distante do centro da Grande Vitória, poderemos agora contar com o atendimento e especialidades próximos ao município de Fundão. É importante ressaltar que teremos a partir de agora uma gestão qualificada e integrada para oferecer serviço que atendem às expectativas da população. afirmou.

Consultas e Exames

A unidade Cuidar em Santa Teresa iniciará com capacidade para ofertar 74.450 procedimentos ambulatoriais, entre consultas e exames especializados, por ano, podendo ampliar estes serviços conforme necessidade identificada. Serão oferecidas na unidade seis linhas de cuidado: Mulher e da Criança de Risco, incluindo a propedêutica (etapas iniciais) de câncer de mama e de colo de útero; Hipertensão e Diabetes de alto e muito alto risco; Ortopedia; Oftalmologia; Dermatologia (câncer de pele); e Cardiologia (risco cirúrgico).

Essas linhas de cuidado foram definidas após um estudo de necessidades de atendimentos na região. Serão realizados exames de ultrassonografias, mamografias, eletrocardiograma, teste ergométrico, ecocardiograma, Mapa, holter, fundoscopia, retinografia, laserterapia, doppler manual, radiológicos, ultrassonografias, tomografias, ceratometria, tonometria, retinografia, além de biópsias, exéreses, colposcopias e eletrocauterizações.