SEMED PARABENIZA E AGRADECE A PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS DA EMEF “ENÉAS FERREIRA” (28/03/2018)

Famílias contribuem para melhoria da infraestrutura da escola em que seus filhos estudam.

Tudo começou a partir de reuniões pedagógicas realizadas pela gestora Ana Cláudia Pereira da Silva, salientando a importância e necessidade de se oportunizar a interação entre a família e a escola. Por acreditar que a escola deve abrir cada vez mais espaço para a participação da família e que, uma gestão democrática e participativa se faz com a presença efetiva de toda comunidade escolar (professores, funcionários e, principalmente, pais e alunos) num constante processo de diálogo e reflexão sobre a realidade, tem procurado desenvolver ações que fortaleça a cultura da participação de todos no processo de tomada de decisões.
Assim, neste mês de março, a gestora da EMEF “Enéas Ferreira”, localizada em Timbui, foi procurada por algumas famílias que apresentaram propostas para colaborar e sanar alguns dos problemas encontrados pela escola. A gestora, com total apoio do Secretário de Educação, Marcos Aurélio Soares da Silva, aceitou com gratidão, toda colaboração recebida.
Cientes de alguns problemas, algumas famílias se mobilizaram e colocaram mãos à obra. Trocaram o granito rústico sem polimento por cerâmica em uma das salas e fizeram a ambientação com instalação de ar condicionado, consertaram um aparelho de ar que estava danificado e estarão colocando piso em outra sala. Para a gestora, “a participação da família, incentivada pela escola, permite ao aluno maior integração ao ambiente escolar, pois sente a importância afetiva da família em sua vida, possibilitando um melhor aproveitamento nos estudos, já que a escola passa a ser vista como extensão de sua casa.”
O Secretário de Educação recebeu a notícia com entusiasmo, pois acredita que a família é uma grande parceira da escola em todos os âmbitos da mesma. “Foi muito gratificante ver a família participando com desejo de resolver alguns dos problemas enfrentados pela escola. Essa aproximação melhora principalmente a relação do ensino-aprendizagem, que deve ser sempre o nosso foco. Nossa intenção é melhorar cada dia mais esse relacionamento. Para isso, temos desenvolvido o projeto “Família e Escola: Uma parceria que dá certo” com o professor Fabrício Coradini, que tem realizado palestras em todas as Instituições Escolares do município de Fundão”, afirmou o secretário.
O secretário destacou ainda que já foi realizado um levantamento da real situação da EMEF “Enéas Ferreira”. “Já identificamos as prioridades e propomos metas a curto, médio e longo prazo, de acordo com o planejamento e a realidade financeira. Temos buscado muitas parcerias e, em breve, muitos projetos de construção e reforma estarão saindo do papel”.
O secretário encerrou sua fala agradecendo pela confiança e parceria recebidas tanto da gestora, Ana Cláudia, quanto das famílias envolvidas nas doações. “São ações como esta que nos fazem acreditar na Educação e em dias melhores. Estamos trabalhando para isso!”
Vale destacar que os nomes das famílias envolvidas não foram citadas, pois as mesmas assim solicitaram, por acreditar que é mais importante ajudar e participar do dia-a-dia de seus filhos.
Crédito foto: Ana Cláudia Pereira