SEMED REALIZA VISITA TÉCNICA RESPONSÁVEL PELA IMPLANTAÇÃO DE CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO (09/03/2018)

Na manhã dessa quinta-feira (08/03), a Casa - Espaço Kelly Lopes recebeu a visita técnica do núcleo responsável pela implantação do Centro de Educação Especial do município de Fundão. A equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), formada pelo fonoaudiólogo e pedagogo dr. Josirley Debortoli e pelas pedagogas Dilza Gustavo, Aparecida (Cida) Mageski e Vânia Nunes, veio conhecer de perto o projeto pedagógico da Casa para a área de educação especial.

Durante a visita técnica, foram apresentados todos os espaços e ambientes da Casa, pensados para qualificar e favorecer o processo de educação de educandos com necessidades especiais. “Um espaço adequado, além de ser uma ferramenta importante para se trabalhar a parte sensorial, favorece a atenção, a interação e foco dos alunos, sendo assim imprescindível para se alcançar os resultados positivos esperados”, afirma a psicanalista, arteterapeuta e pedagoga Kelly Lopes, fundadora do Espaço.

Também foram apresentados os serviços educacionais e terapêuticos prestados no Espaço, sendo pontuados desde a metodologia - própria do Espaço Kelly Lopes - às especificidades dos acompanhamentos individuais e em grupos (oficinas e encontros), que, de forma conjunta e participativa, são pensados e executados pela equipe de profissionais da Casa, visando o desenvolvimento dos alunos, respeitando o tempo e as particularidades de aprendizado de cada um deles. Nesse contexto, abordou-se ainda a importância de se compor uma equipe técnica e humanizada para o trabalho, que, principalmente: conheça as particularidades de cada deficiência ou necessidade especial no processo de aprendizagem; respeite as condições e limitações de cada aluno especial; e interaja e auxilie as famílias e os demais profissionais envolvidos no desenvolvimento educacional, individual e social dos alunos de inclusão.

“Ficamos honrados em receber a visita dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Fundão. É importante para nosso Espaço essa troca de conhecimento e experiência, além de ser gratificante saber que o trabalho que estamos realizando na Casa tem despertado interesse e respeito. Parabenizamos o prefeito municipal, Pretinho Nunes, e o secretário municipal de educação, Marco Aurélio Soares da Silva, pela iniciativa pioneira de criar um núcleo público de educação especial. E, parabenizamos também a equipe de profissionais da SEMED que nos visitou e demonstrou, além do conhecimento pedagógico, interesse, respeito e um olhar humanizado à causa dos educandos de educação especial. Podem contar com nosso apoio e parceria!”, concluiu Kelly Lopes.