Vice Prefeita e Secretário buscam apoio do Estado para as unidades de saúde de Fundão (19/01/2018)

A secretaria de saúde de Fundão vem buscando apoio junto ao governo do Estado para sanar a falta de recursos em que se encontra o setor no último ano. No decorrer da semana, a Vice Prefeita Alexsandra Pedroni juntamente com o secretário de Saúde de Fundão Edmilson Carvalho, estiveram pessoalmente na Secretaria de Estado da Saúde (SESA), onde se reuniram com o subsecretário da pasta, Fabiano Marily.

Durante o encontro, Alexsandra e Edmilson apresentaram as dificuldades que o município de Fundão tem enfrentando no setor da saúde e buscaram meios de amenizar o problema. “Precisamos de equipamentos básicos para o nosso dia a dia, como gazes, estetoscópios e também de materiais para campanhas de prevenção a doenças”, comentou o secretário.

Além dos equipamentos citados, a secretaria de saúde de Fundão vem buscando recursos para a aquisição de uma ambulância que atenda o município. De acordo com Edmilson, mesmo um veículo usado poderia beneficiar a cidade. “Nós temos uma rede simples de saúde. Existem situações de maior complexidade que precisam ser deslocadas e na situação atual temos muita dificuldade para isso”, explicou.

Além do governo do Estado, outros setores do poder público têm se comprometido com a causa da Saúde em Fundão que, recentemente, foi listado como município de risco para a propagação da Febre Amarela no Estado. Enivaldo dos Anjos, deputado estadual apoiador da cidade é um dos que pretende destinar esforços para a região e foi lembrado pelo secretário: “o apoio do deputado é primordial. Serve para que avancemos na melhoria da saúde ao usuário”.

A rede municipal de atenção à saúde de Fundão conta hoje com uma Unidade de Pronto Atendimento, uma Unidade Mista de Saúde e outras três unidades de saúde no interior. Apesar dos poucos recursos do município, moradores de outras cidades costumam utilizar o atendimento da cidade, o que também sobrecarrega o sistema.