SETUR MARCA PRESENÇA NO EVENTO CULTURAL E PRESTAÇÃO DE CONTAS REALIZADO PELA ASSOCIAÇÃO DE BANDAS DE CONGO ABC FUNDÃO (28/11/2017)

A Associação das Bandas de Congo de Fundão - ABC com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Prefeitura de Fundão, realizou nesta última sexta feira, 24 de Novembro na Casa da Cultura, a Palestra e Roda de Conversa com Portadores de Tradição e Convidados e a prestação de contas anual

Foram abordados os seguintes temas e palestras::

• Palestra com Terezinha Pimentel - Presidente de honra da Associação de Bandas de Congo de Serra-ES
• Apresentação dos resultados referente ao projeto "Revitalização e União em Prol da Cultura Popular" - Edital Culturas Populares (SECULT/2016)
• Prestação de contas referente ao convênio 001/2017 e exposição dos resultados de bens adquiridos
• Roda de conversas - Debates

Estiveram presentes vários representantes das bandas de congo, dentre eles, Mestre Haroldo, Mãe Paula, Fábio Samora, Lucia Fatima Barbosa Netto,  o Secretário de Turismo Gabriel Martini, a Vice Prefeita Alexandra Schunck Pedroni e o Vereador Janilton De Carli.

Em janeiro desse ano a prefeitura de Fundão repassou a Associação de Bandas de Congo cerca de R$ 58.500,00 destinados para a realização dos tradicionais Festejos a São Sebastião e São Benedito  e também para o Encontro Regional de Bandas de Congo . Além de custear a realização do evento em Fundão, o dinheiro do convênio são gastos também nos festejos de São Benedito e São Sebastião no distrito de Irundí situado em Três Barras na Comunidade Nossa Senhora da Vitória. O  repasse do convênio serve também para estruturar as bandas de Congo do município no sentido de compras, reformas e aquisições de instrumentos, uniformes e indumentárias. 

A Prestação de Contas  deve ser realizada anualmente, pois é um dever da Associação dar a  transparência ao gastos efetuados que são provenientes de convênio celebrado entre a Prefeitura de Fundão e a  Associação de Congo. É importante frisar que, o projeto de lei dever ser previamente aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores, e que o legislativo municipal dê a devida autorização do convênio ao poder executivo, para que o mesmo possa efetuar o repasse a  Associação de Bandas de Congo de Fundão.