Projeto Estação Cultural chega ao município de Fundão (13/11/2017)

 

Manifestações culturais locais, exposição, contação de história e oficinas variadas fazem parte da programação

Neste sábado, dia 18 de novembro, a partir das 16 horas, a cidade de Fundão vai receber o projeto Estação Cultural, uma iniciativa da Fundação Vale em parceria com a Vale que faz parte do Programa de Itinerância Cultural, cujo objetivo é contribuir para a democratização do acesso à cultura e para a preservação do patrimônio cultural brasileiro. A iniciativa, que movimentou Baixo Guandu em outubro deste ano, envolverá a realização de oficinas variadas, exposição de arte e apresentação musical, entre outras ações. Abertas ao público, as atividades serão realizadas na estação ferroviária de Fundão, na Praça Manoel Almeida Mattos e na escola municipal Ernesto Nascimento. 

Itinerância 

O Estação Cultural percorre municípios do interior do Brasil localizados ao longo das estradas de ferro operadas pela empresa Sudeste, Norte e Nordeste do país com o objetivo de mapear algumas de suas manifestações culturais e promover ações que contribuam para divulgação e valorização da cultura local. Para isso, as estações ferroviárias tornam-se espaços culturais efêmeros que promovem o encontro e a celebração da cultura das cidades visitadas pelo Itinerância Cultural. "Desse modo, as paradas do trem ao longo da Estrada de Ferro Vitória Minas, que é onde o projeto está acontecendo atualmente, passam a ser locais de disseminação de cultura nos municípios do interior do país, contribuindo para o reconhecimento e para a valorização da identidade cultural local", declara Isis Pagy, diretora-presidente da Fundação Vale. 

Entre as atividades previstas no Estação Cultural de Fundão estão oficinas de horta caseira, escultura, pintura, capoeira, instrumentos de congo e teatro, bem como a oficina "Imagine que cidade é esta", em que as crianças e jovens poderão construir a cidade que imaginam no entorno da EFVM; além de exposições de produtores locais e do Museu Vale, localizado em Vila Velha/ES, que mostra a história da Estrada de Ferro Vitória a Minas; contação de história; e projeção de fotos. A programação também prevê o lançamento do livro "Estação Cultural: Mapeamento de Fundão", publicação que apresenta algumas das manifestações culturais do município e, assim, contribui para o reconhecimento e para a valorização da identidade cultural de Fundão. O encerramento do evento contará com a participação de músicos como Mineirinho & Gabriel, com viola caipira; Zé Mauro Amorim com MPB; e de cinco bandas de congo da região que se apresentarão em um palco montado ao lado da Estação Ferroviária de Fundão. Todas as atividades do Estação Cultural são gratuitas e abertas ao público.

O projeto Estação Cultural é uma iniciativa da Fundação Vale em parceria com a Vale e apoio da Prefeitura Muni'cipal de Fundão e da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo.

Serviço
Projeto Estação Cultural


Onde: as atividades irão ocorrer na estação ferroviária de Fundão, na Praça Manoel Almeida Mattos e na escola municipal Ernesto Nascimento.
Quando: sábado, dia 18 de novembro, a partir das 16 horas
Atrações: oficinas de horta caseira; escultura; pintura; capoeira; instrumentos de congo e teatro; oficina "Imagine que cidade é esta"; exposições de produtores locais e do Museu Vale; contação de história; e projeção de fotos; lançamento do livro "Estação Cultural: Mapeamento de Fundão"; e apresentações musicais com os músicos Mineirinho & Gabriel, com viola caipira; Zé Mauro Amorim com MPB; e bandas de congo da região.
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral