Prefeitura Municipal de Fundão foi a anfitriã do VI Fórum de Pesquisa e Políticas Públicas em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar da Região Metropolitana/ES (09/11/2017)

Na última quarta-feira, 08 de novembro de 2017, a Prefeitura Municipal de Fundão foi a anfitriã do VI Fórum de Pesquisa e Políticas Públicas em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar da Região Metropolitana/ES.  O evento é realizado a cada biênio e desta vez ficou sob a responsabilidade da Coordenação de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Fundão (SEMED).

O VI Fórum de Pesquisa e Políticas Públicas em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar da Região Metropolitana/ES, tem como objetivo promover diálogo crítico-reflexivo acerca da área de Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar, tendo como foco as políticas de formação e financiamento, bem como as diretrizes legais para o currículo e práticas educativas.

A abertura do Fórum iniciou com a recepção de boas vindas e a composição da mesa com as autoridades presentes: o Prefeito de Fundão, Joilson Rocha Nunes, o Secretário de Educação de Fundão, Marcos Soares, o Presidente da Câmara de Fundão, Eleazar Lopes a Vice Prefeita e Secretária de Educação da Serra, Márcia Lamas, o Coordenador  Municipal de Educação Inclusiva de Fundão, Josirley Del Bortoli e demais representantes das Secretarias de Educação de Vitória, Viana, Cariacica e Vila Velha.

"A Educação avançará quando nossos alunos de escolas públicas, de todas as classes, cores, jeitos e diferenças tiverem oportunidades igualitárias, na construção de um processo educativo que não exclua ninguém, preparando- os para serem cidadãos conscientes e atuantes em nossa sociedade", finalizou em seu discurso o Prefeito de Fundão Joilson Rocha Nunes, dando início aos trabalhos do Fórum pela manhã.

O evento foi realizado no SESC- Praia Formosa , Aracruz/ES e contou com a participação de Profissionais e Técnicos da Educação e da Educação Especial das Redes Municipais de Ensino da Região Metropolitana (Vila Velha, Vitória, Serra, Viana, Cariacica, Guarapari e Fundão),  representantes de órgãos legais e instituições ligadas ao atendimento à pessoa com deficiência, representantes da comunidade escolar e entidades convidadas.

“Estudar e ampliar conhecimento na coletividade são oportunidades de enriquecer-se como pessoa, profissional e cidadão, pois, a troca de experiências vivida é enriquecedora e contribui para a construção de uma sociedade cada vez melhor. Hoje não estamos apenas trocando experiências entre profissionais de um único município, estamos redirecionando nossos olhares , alcançando uma extensa área territorial e um número significativo de profissionais, escolas, famílias e pessoas que de certa maneira estão agregadas ao nosso ser pessoal e profissional", discursou o Secretário de Educação de Fundão, Marco Aurélio Soares.

Aconteceu a plenária onde se debateu as Práticas Pedagógicas Inclusiva na Educação Especial, ministrada pelas Profª  Drª Denise Meyrelles de Jesus e Profª  Drª Inês de Oliveira Ramos (UFES).

À tarde foram realizados os trabalhos nos GT’s,  com palestras de pesquisadores e relatos de experiências relacionados aos temas: Altas Habilidades/Superdotação, Deficiência Visual, Ensino Fundamental, Educação Física, Educação de Jovens e Adultos, Surdez, Deficiência Intelectual, Transtorno Global do Desenvolvimento e Educação Infantil.

Profª Drª Denise  Meyrelles de Jesus, em uma de suas falas de despedida, parabenizou  o Município de Fundão pelo respeito, organização, carinho e hospitalidade  que dispensou aos profissionais de Educação presentes no Evento.

“Numa Educação Especial pautada na Inclusão de todos não se faz só com o conhecimento, nem só prática; os dois transformam tudo. JUNTOS PODEMOS INFORMAR PARA TRANSFORMAR A TODOS.” (Organização do Fórum Metropolitano)

Acesse a galeria de fotos do evento clicando AQUI!