Concurso “Amigo da Ferrovia Mirim” (25/10/2017)

Foi promovido pela VALE o concurso “Amigo da Ferrovia Mirim” com o objetivo de estimular os alunos a se expressarem sobre a ferrovia e a conveniência da comunidade, como também a importância da segurança. Poderiam participar do curso alunos matriculados no 5º ano do ensino fundamental, que estejam na área de abrangência da EFVM – Estrada de Ferro Vitória a Minas.

A redação foi realizada nas turmas participantes, com o objetivo de reflexão acerca do tema, a criatividade era um ponto de extrema importância. Os alunos deveriam realizar uma produção textual, poderia ser poesia, poema ou um texto dissertativo, desde que falasse sobre a ferrovia.

 

O texto vencedor do concurso “Amigo da ferrovia mirim” foi do Kevin da Penha Nascimento do quinto 5º ano do ensino fundamental, seu texto enfatizou o trem como um gigante de ferro. Aluno da Professora Lenize Grazziotti Curto, pedagoga Vanusa Bertelli e a diretora Rosileni Rodrigues da EMEF PROFESSOR ERNESTO NASCIMENTO no Município de Fundão. A produção de texto é uma atividade de suma importância que deve ser aplicada praticamente em todas as disciplinas. A criação de texto e ilustrações pelos alunos representa motivação, além de desenvolver a inscrita, a coordenação motora e estabelecer uma ligação entre o aluno e as disciplinas. Atividades ligadas a produção de textos podem ser colocadas de diversas maneiras. Isso varia de acordo com o conteúdo estudado e a disponibilidade de recursos materiais.