Servidores da SEAGRI realizam curso de capacitação na Superintendência Regional do Incra (09/05/2017)

A Superintendência Regional do Incra no Espírito Santo realizou, no mês de Abril, capacitação destinada aos novos responsáveis pelas Unidades Municipais de Cadastro (UMCs) de oito administrações municipais da região Norte do estado, entre eles estão dois servidores Rosiane Rangel e Ivan Caldeira da Secretaria Municipal  de Agricultura de  Fundão - ES. O evento ocorreu no período de 10 a 13 de abril, no polo de Nova Venécia, com a participação de 12 servidores.

O treinamento – necessário em virtude de muitos gestores municipais terem assumido recentemente a administração em cidades capixabas e a consequente substituição de equipes – é o primeiro organizado este ano pela Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária da superintendência. A finalidade está diretamente relacionada às atividades de atualizações de dados dos imóveis cadastrados no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e de emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) 2015/2016.

Para uma das responsáveis pela capacitação, a fiscal de cadastro e tributação rural Tania Mara de Carvalho, a ação é importante a fim de evitar uma possível descontinuidade dos serviços prestados pela autarquia. “Além disso, serve como instrumento de aproximação e relacionamento com as administrações municipais em sentido de manter ativa a figura das UMCs instaladas na quase totalidade dos municípios capixabas”, defende.

Nos municípios do interior, as Unidades Municipais de Cadastro são parceiras importantes que potencializam a rede de atendimento da autarquia, evitando o deslocamento à sede regional do Incra, localizada em Vila Velha, para a resolução de questões de interesse de assentados ou de proprietários rurais. A instalação das UMCs é possível a partir da assinatura de um termo de cooperação técnica entre o Incra e as prefeituras.