Fundão realiza 1º Seminário Municipal Intersetorial do Programa BOLSA FAMILIA (13/03/2017)

Aconteceu na última sexta-feira (10), o 1º Seminário Municipal Intersetorial do Programa BOLSA FAMILIA de Fundão, na Câmara Municipal. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Cidadania, através do secretário Márcio Ferreira Lopes, ministrado pela Coordenadora Estadual do Bolsa Família, Magali Abker, Coordenadora de Educação no PBF, Regina Ximenes e o Coordenador Estadual de Alimentação e Nutrição, Dr. Renato Luiz Carpanedo. A mobilização do evento ficou com a direção da Coordenadora Municipal do Bolsa Família, Alexandra Borges. Estiveram presentes também vereadores, o prefeito Eleazar Ferreira Lopes, técnicos da ação social, educação, saúde e demais interessados.

O intuito do seminário foi esclarecer a importância do Programa do Bolsa Família por ser o maior programa de transferência de renda do Governo Federal, e que por meio do CadÚnico, unificou os benefícios sociais vigentes, fazendo a transferência direta do dinheiro para a população atendida. “O seminário permitiu que visualizássemos a importância do trabalho que deve ser realizado em comum acordo não só pelo carro chefe que é esta secretaria (Ação Social), mas em conjunto, da forma correta e técnica, de mãos dadas com as secretarias de Educação e Saúde. É nossa obrigação, gestores dessas pastas, reavaliar naquilo que avançamos e as lacunas a serem preenchidas para avançarmos de vez para a erradicação da extrema pobreza em nosso município. Nossa boa vontade em fazer deve ser revestida em resultados para aqueles que necessitam de tais benefícios.”, esclareceu o secretário municipal da Ação Social, Marcio Ferreira Lopes.

Algumas mudanças já estão sendo realizadas visando principalmente trazer um maior dinamismo e qualidade no atendimento do CadÚnico, para que esta transferência de renda e outros benefícios sejam realizados de forma rápida, mas principalmente justa e impessoal, conforme os critérios e diretrizes do programa.

Ao final do evento que foi muito elogiado, ficou claro o objetivo dessa gestão em firmar uma repactuação das propostas apresentadas como por exemplo a realização de ações integradas da Ação Social, Saúde e Educação para acompanhar as famílias beneficiadas pelo PBF; iniciativas como a blitz cidadã com mobilização e foco na atualização cadastral das famílias e maiores esclarecimentos sobre os benefícios dos programas federais e a criação e manutenção de comitês técnicos para a captação e aplicação dos recursos disponíveis.