DEFINIDO OS PERÍODOS DA ANDADA DO CARANGUEJO-UÇÁ EM FUNDÃO (25/01/2017)

A Secretaria de Meio Ambiente do Espírito Santo publicou no Diário Oficial uma portaria com os períodos de defeso para a andada do caranguejo-uçá em 2017. Nesses intervalos, fica proibida a captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e comercialização do crustáceo em todo o Estado.

A proibição inclui o animal inteiro ou em partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado), de qualquer origem (município, estado ou país). A medida tem como objetivo zelar pela manutenção da espécie, já que a “Andada” é o período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.

Os infratores estarão sujeitos às penalidades e as sanções previstas na Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, seu regulamento e demais normas aplicáveis.

A proibição é para preservar a reprodução da espécie. Além disso, a medida ajuda a garantir que o número de caranguejos-uçá seja suficiente para os catadores, que dependem da venda regulamentada do animal para garantir a renda familiar.

Os períodos coincidem com as fases de lua cheia e lua nova, quando os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas para o acasalamento e andam pelo manguezal para a liberação de ovos, tornando-se vulneráveis à captura.

 

Confira os períodos de andada em Fundão:


- 1ª andada: 28 de janeiro a 4 de fevereiro
- 2ª andada: 27 de fevereiro a 5 de março
- 3ª andada: 28 de março a 3 de abril