Você contribuinte de Fundão, sabia que a prefeitura possui o serviço de recolhimento de móveis e utensílios domésticos chamado de CATA-MÓVEIS? (06/04/2017)

O serviço Cata-Móveis realiza o recolhimento gratuito de móveis e utensílios domésticos usados, mediante a solicitação dos moradores de Fundão. Para solicitá-lo, os moradores devem ligar para a SESIM (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Infraestrutura e Meio Ambiente) – (27) 3267-1593, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

O serviço é realizado a partir de agendamento prévio e dispõe de uma equipe para ir até a residência do morador. Porém, o material deverá estar em local de fácil acesso, não podendo a equipe adentrar em casas ou apartamentos.

Os objetos recolhidos e em condições de uso são doados a comunidades carentes mediante encaminhamento feito pela SEPROM (Secretaria Municipal de Promoção Social e Cidadania). Quando os materiais não estão em condições de uso são enviados às associações de catadores do município da Serra e vendidos como sucata ferrosa ou plástica, gerando renda para os catadores.

O Cata-Móveis tem como objetivo recolher resíduos volumosos que não são recolhidos na coleta de resíduos domiciliares, evitando o despejo irregular desse material em terrenos baldios e margens de rios, que podem se transformar em criadouros de animais que transmitem doenças ou agravar alagamentos em caso de chuvas fortes. Esta determinação está de acordo com a Lei Federal nº 12.305, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Exemplos

Alguns exemplos de móveis coletados pelo Cata-Móveis são armários, geladeiras, sofás, cadeiras, rádio, televisão, mesa, fogão e camas, além de outros.

Dúvidas frequentes e respostas

1. Como e quando será realizado o agendamento para o recolhimento dos materiais?

Ao entrar em contato com a SESIM pelo telefone (27) 3267-1593, o funcionário irá agendar dia e horário para o recolhimento dos objetos. No dia do recolhimento, deverá haver no local, um responsável pelo material para entregar os objetos e assinar a solicitação. Antes de sair da SESIM a equipe tentará contato por telefone para confirmar a presença de um responsável no local.

2. A  equipe do cata-móveis pode entrar nas residências para efetuar o recolhimento?

Os funcionários à serviço da PMF não podem adentrar nas residências nem nas dependências dos condomínios, tais como apartamentos, elevadores, corredores, escadas etc. No logradouro a ser executado o recolhimento, o material deverá estar em propriedade particular e em local de fácil acesso, próximo ao portão que dá acesso a rua. No caso de edifícios, o material deverá estar na portaria ou em outro local no térreo, como em garagens.

3. É possível fazer o recolhimento em locais de difícil acesso?

Em locais como escadarias, becos e travessas, o solicitante deverá disponibilizar os objetos em locais onde o caminhão do Cata-Móveis possa chegar. Sendo necessário que o solicitante aguarde junto a este material até a chegada da equipe no horário agendado, a fim de evitar penalidades como multas, pela fiscalização de posturas.

4. Posso colocar os objetos na rua?

Não. O material deverá ser disponibilizado dentro da propriedade do solicitante e em local de fácil acesso, próximo ao portão. Em situações em que a equipe do cata-móveis avaliar a necessidade de disponibilizar o material em vias públicas, o solicitante deverá aguardar junto a este material até a chegada da equipe no horário agendado, a fim de evitar penalidades como multas, pela fiscalização de posturas.

5. O Cata-Móveis só recolhe móveis e eletrodomésticos em boas condições?

O serviço de Cata-Móveis recolhe objetos domésticos em qualquer estado de conservação, desde que se encontrem resguardados do tempo e não estejam disponibilizados junto a outros tipos de resíduos, como lixo úmido, podas de árvores e entulhos, entre outros.

6. Quais os tipos de materiais são recolhidos?

O Cata-Móveis deve ser solicitado nos casos de recolhimento de móveis e/ou utensílios domésticos. Não se registra solicitações para coleta de materiais de construção, porta, janelas e entulhos pois esses materiais são recolhidos por outro serviço disponibilizado gratuitamente pela PMF através do agendamento de caçambas estacionárias.