FUNDÃO ganha equipamentos para salas de recursos e avança em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (06/03/2020)

No último dia 18 de fevereiro de 2020 a Semed inaugurou a sala de recursos multifuncionais na EMEF “Eloy Miranda” e reinaugurou as salas de recursos multifuncionais do CMEI “Santa Terezinha” e da EMEF “Enéas Ferreira”. Os espaços foram implantados por iniciativa da Vale e Fundação Vale, em parceria com o Município de Fundão e a Associação Imagem Comunitária (AIC).

O evento contou com a presença do Prefeito Joilson Rocha Nunes, da Secretária de Educação Magda Luíza Bertolini Tótola, representantes da Vale, Fundação  Vale e AIC, da Gerente Pedagógica Jacqueline Lírio, do Coordenador do Núcleo de Apoio Educacional Especializado Josirley Bertolini, dos professores especialistas que atuarão nestas salas, das diretoras escolares, representantes da comunidade, familiares e alunos público alvo da educação especial.

A sala multifuncional segue os parâmetros do Ministério da Educação (MEC). O ambiente conta com recursos especiais como computadores, jogos, materiais didáticos e pedagógicos – todos adaptados para necessidades especiais, além de decoração e mobiliário adaptado. O objetivo da montagem de salas de recursos multifuncionais é atender crianças e adolescentes público alvo da Educação Especial e diminuir as distâncias e permitir que os alunos em situação de inclusão aproveitem integralmente o conteúdo das aulas.

Além da estruturação da sala, o projeto promoveu a formação de diretores, coordenadores pedagógicos, professores e outros profissionais de educação em Práticas de Educação Inclusiva e Projeto Político Pedagógico na Perspectiva da Educação Inclusiva.

A culminância desta parceria aconteceu no dia 19/02/2020 com a participação de todos os envolvidos dos municípios de Fundão e Ibiraçu, com exposição de todos os materiais desenvolvidos nas formações, palestras de encerramento e entrega de certificados aos profissionais participantes da formação continuada que ocorreu durante o ano letivo de 2019. A partir do ano de 2020, o dia 19 de fevereiro ficará marcado como o Dia I (Dia de Inclusão) nestes municípios.