Evento marca o lançamento do catálogo do acervo da Casa da Cultura (13/12/2019)

Segunda-feira, dia 9 de dezembro, na Câmara Municipal, foi lançado o catálogo dos acervos fotográficos e museológicos custodiados pela Casa da Cultura “Doutor Mauro Mattos Pereira”. O trabalho, coordenado pela bibliotecária Gabriela Gobbi e pelo arquivista historiador Marcello França Furtado, foi realizado em 10 meses, foram três acervos: dois pertencentes a Casa da Cultura – fotográfico e museológico, e um acervo particular pertencente a Família Carreta. Foram inventariadas, higienizadas, acondicionadas e digitalizadas 1922 fotografias e 115 peças museológicas. O período identificado do acervo vai de 1924 a 2014. O catálogo segundo os autores oferece a sociedade fundãoense e capixaba um instrumento de consulta e referência para pesquisas e futuras investigações sobre a história e memória da cidade. Eles esperam que este projeto seja apenas o início da construção do Patrimônio fotográfico do município, a cópia digital doada do acervo particular da família Carreta foi agregada ao projeto com o objetivo de enriquecer o acervo da Casa da Cultura e de certa forma motivar outras família a doarem seja na forma física ou digital.

O evento contou com a participação do ex-prefeito Sebastião Carreta, do atual secretário de Esporte, Turismo e Cultura Sandro Küster e munícipes.

Na ocasião o secretário destacou: “Projetos como este são importantes para que se mantenha viva a história do município.”  E completou: “O Prefeito Pretinho junto com toda sua equipe está trabalhando para que em breve seja realizada a obra de restauração do prédio histórico, para isso me incumbiu de buscar os recursos necessários junto as entidades competentes.”

O projeto foi realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (FUNCULTURA) com o apoio da Secretaria de Esporte, Turismo e Cultura, Biblioteca “Professor Mário José Jahel” e família Carreta.