CATÁLOGO DO ACERVO DA CASA DA CULTURA DE FUNDÃO SERÁ LANÇADO EM DEZEMBRO (28/11/2019)

O Catálogo do acervo da Casa da Cultura “Doutor Mauro Mattos Pereira” será lançado na segunda-feira, dia 9 de dezembro, às 18:00, na Câmara Municipal de Fundão. O lançamento será feito pelos autores, Gabriela Gobbi e Marcello França Furtado. A publicação é resultado de parte do projeto apresentado ao Edital 014 para concessão de prêmio para inventário, conservação e reprodução de acervos da Secretaria de Estado da Cultura do Estado do Espírito Santo. O projeto teve como finalidade salvaguarda do patrimônio público material, tanto com a conservação dos acervos, quanto com a produção deste instrumento de pesquisa que será lançado como produto proporcionando assim maior visibilidade aos acervos.

O livro é o fruto de dez meses de trabalho centrado nos três acervos, dois públicos pertencentes a Casa da Cultura - fotográfico e museológico. E um acervo fotográfico particular pertencente à família Carreta. Os acervos fotográficos foram inventariados, higienizados, acondicionados e ainda reproduzidos de modo que possamos garantir sua integridade e transmissão para as futuras gerações.  Já o acervo museológico adotamos um modelo de inventário, que visou o arrolamento e registro da coleção.

Será doado uma cópia do acervo em formato digital para a Casa da Cultura do acervo particular de Sebastião Carreta e Cercina Mattos Carreta que foi agregado ao projeto, com o objetivo principal de enriquecer e de motivar outras famílias, detentoras de fotografias, a ampliar o acervo seja na doação de imagens físicas ou digitais e/ou na sua identificação e descrição.

Os autores esperam que o trabalho desenvolvido seja só o começo, de certa forma, uma semente para a construção do patrimônio fotográfico de Fundão.

O projeto foi formado por uma equipe multidisciplinar das áreas da Ciência da Informação: Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia e teve como parceira a Prefeitura Municipal de Fundão em especial a Biblioteca Professor Mário José Jahel e a Secretaria Esportes, Turismo e Cultura e a família Carreta.