Prefeitura implanta projeto "Fundão sem papel" (21/11/2019)

A Prefeitura de Fundão, por meio da Secretaria de Administração (SEMAD) dá hoje um novo passo importante para a contenção de gastos desnecessários e à adoção de práticas ecologicamente corretas no dia a dia do Executivo: começa o Projeto “Fundão sem Papel”, com a implantação da assinatura digital ou validação por login no sistema de processos administrativos, essa medida vai ampliar a economia, a transparência e a sustentabilidade na tramitação dos processos.

Para o secretário de Administração Paulo Vitor Broetto, com essa ferramenta, será possível diminuir drasticamente o consumo de papel nos órgãos da Prefeitura, até ao ponto de se dispensar completamente o seu uso, gerando grande economia para os cofres públicos. Isso porque, em vez de precisar assinar de próprio punho cada documento, cada servidor e gestor da Prefeitura disporá da respectiva assinatura digital, ou login em sistema específico, o que vai lhe permitir dar a cada documento uma assinatura juridicamente válida, porém por meio exclusivamente eletrônico. Assim, todos os processos poderão tramitar virtualmente dentro da Prefeitura – superando-se, por exemplo, a necessidade dos despachos físicos de um departamento para o outro, especificamente com servidores levando processos manualmente, ou em veículos a outros setores.

O projeto foi regulamentado na tarde de quarta feira, 20, pelo decreto 447/2019 e contou com a presença do Secretário de Governo Flávio Gonçalves, dos vereadores Elielton Rocha, Eloízio Tadeu e Janilton De Carli.  O Prefeito Pretinho Nunes destacou a importância de trazer tecnologia para a administração pública: "Um dos grandes problemas da administração pública é a burocracia, com este projeto nós a diminuiremos dentro de todos os setores da prefeitura, também teremos uma grande economia com gastos em papel, combustível e ainda iremos garantir maior agilidade e segurança aos processos, a da nossa administração é inovar, melhorando os serviços ofertados à população de Fundão".

Saiba mais:

Economia - Com o Projeto Fundão sem Papel, o sistema da Prefeitura de Fundão deverá permitir que todas as fases dos processos administrativos (cadastramento, alteração, despachos, anexo e tramitação) sejam realizadas de forma eletrônica, com todos os aspectos de segurança da informação, uso de assinatura digital e consequente redução do consumo de papel.

Tudo eletrônico - Com a assinatura digital ou validação por login, a Prefeitura Municipal de Fundão poderá eliminar o processo manual de coleta de assinaturas, a remessa física de documentos e a gestão de documentos físicos, reduzindo custos, simplificando os processos e agilizando substancialmente a formalização dos documentos.

Vantagens:

Redução de custos - Com tramitação de documentos, impressão de papel (toner e tinta), guarda física (armazém, arquivos, cofres e outros) e gestão de documentos (controle, consulta, vigência, auditoria, localização e recuperação).

Mobilidade, agilidade e simplificação - Em qualquer lugar, com uso do login ou assinatura digital, é possível assinar um processo ou qualquer documento, a qualquer hora.

Segurança - Autenticidade, integridade, não-repúdio, confiabilidade, impossibilidade de retroagir no tempo, minimização de fraudes e infraestrutura de tecnologia de última geração.