Seminário discute IDEB em Fundão (02/09/2019)

A Semed realizou, no último dia 20 de agosto, na Câmara Municipal de Vereadores de Fundão o Seminário sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) – 2019.

Usado como forma de avaliar a educação básica desde 2007, o indicador aponta o desempenho das escolas por meio de um cálculo baseado no fluxo escolar (número de estudantes aprovados) e no desempenho dos alunos nas provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O primeiro é verificado por meio do Censo Escolar; o segundo, por provas de português e matemática aplicadas em todo o país.

Diante deste panorama nacional, a Semed convidou os gestores, pedagogos e professores do 5° ano (Ensino Fundamental – Anos Iniciais) e professores de Matemática e Língua Portuguesa do 9° ano (Ensino Fundamental – Anos Finais) da Rede Municipal para participarem deste Seminário que teve como foco investigar possibilidades de enfrentamento dos resultados apresentados nas escolas municipais de Fundão.

O Seminário foi conduzido pela Denise Pereira da Silva. Gerente de Informação e Avaliação Educacional da SEDU/ES; Especialista em Planejamento Educacional e MBA em Gerenciamento de Projetos que, além de apresentar os dados, também motivou e integrou os diretores, os coordenadores pedagógicos, os professores da escola para necessidade de progredir na qualidade da educação básica no município.