PREFEITO SE REÚNE COM INTEGRANTES DO GOVERNO DO ESTADO PARA DISCUTIR RESTAURAÇÃO DA CASA DA CULTURA. (20/08/2019)

A Prefeitura Municipal de Fundão representada pelo chefe do Poder Executivo Municipal, Prefeito Pretinho Nunes, que acompanhado do Coordenador Municipal de Cultura – Fábio Samora, do Secretário Mun. de Governo e Agricultura - Flávio Gonçalvez, do Secretário Mun. de Assistência Social – Flávio Xavier, do Secretário Mun. de Esportes e Cultura – Sandro Küster, do Subsecretário Mun. de Esportes e Cultura - Gabriel Martini e do Gerente da Defesa Civil de Fundão - Valfran Nunes, se reuniram na última semana com representantes do Governo do Estado (Secretário de Cultura do Estadual Fabrício Noronha; Subsecretário de Gestão Administrativa, Pedro Sobrino Porto Virgolino e o Arquiteto de Memória e Patrimônio da secretaria de Cultura do Estado: Rodrigo Zotelli) para discutirem a concessão de recursos com a finalidade de realizar a restauração da “Casa da Cultura”.

A Casa da Cultura está localizada as margens da BR 101, no centro da Cidade e traz em seu conjunto, um pouco do passado e presente da história do município, fortalecendo ainda mais a conotação cultural. Prova disso são as inúmeras atividades culturais desenvolvidas ao longo de sua história, preservando em seu espaço, alguns acervos como fotos e objetos antigos, instrumentos musicais e muitas outras relíquias culturais. Atual Casa da Cultura Doutor Mauro Mattos e sede da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura, é também um patrimônio tombado pelo Conselho Estadual de Cultura do Espírito Santo.

Pensando na restauração e para que possa ser mantido, os padrões originais do casarão e a memória e a beleza do local, a Secretaria de Estado da Cultura (SECULT) está debatendo junto a Prefeitura Municipal de Fundão, as possíveis obras de restauração, com isso, uma visita técnica foi realizada no local. A reforma do imóvel tombado, será um verdadeiro desafio a ser vencido, afirma o Coordenador Cultural de Fundão, Fábio Samora.  “A casa da Cultura sempre foi um marco muito importante para todos nós munícipes e aqui poderemos ter, um espaço multiúso para a realização de diversas atividades culturais como: aulas de danças, capoeira, karatê, pinturas, músicas e muitas outras apresentações culturais.”, destacou Fábio.

Durante a possível restauração, serão feitas as seguintes modificações: substituição dos pisos, recuperação das fachadas, construção de calçadas e rampas de acessibilidade, revisão de toda a rede elétrica e sanitária, iluminação interna e equipamentos para apresentações culturais e exposições e climatização dos ambientes.

O prefeito Pretinho Nunes falou sobre a importância da Casa da Cultura e fez questão de expor em sua rede social, sua felicidade.  “Será para muitos, a realização de um sonho, é um anseio antigo dos frequentadores e da comunidade local, que visam na história da Casa, um valor importantíssimo e cultural que contribui para o desenvolvimento de todos”.

A Casa está localizada em uma região de grande importância histórica para a cidade e para a identidade da população Fundãoense. Cuidar e preservar a Casa da Cultura, além de fortalecer e valorizar a cultura do município, abre um mundo de oportunidades para a formação de novos cidadãos. Em sua rede social o prefeito Pretinho destacou… “Fundão merece essa conquista! Isso é comprometimento com o povo, é trabalho e confiança! Faremos mais! O tombamento é o ato de reconhecimento do valor histórico, artístico ou cultural de um bem, transformando-o em patrimônio oficial público, levando em conta sua função social e preservando a cédula de identidade de uma comunidade, e assim, garantir o respeito à memória do local e a manutenção da qualidade de vida.