Merendeiras participam de Capacitação sobre Alimentação Escolar (26/07/2019)

As merendeiras e auxiliares de serviços operacionais (ASOs) que atendem 2.837 escolares do município de Fundão, participaram no dia 19/07 da Capacitação sobre a Alimentação Escolar. A capacitação é uma ação da prefeitura por meio da Secretaria de Educação – SEMED e aconteceu na Escola Eloy Miranda. Cerca de 80 merendeiras e ASOs estiveram presentes e foram orientadas através de uma palestra ministrada pela Nutricionista Liuzane de Oliveira, com o apoio da Nutricionista Juliene Pim Storch Martins, que durante o treinamento abordou vários temas que visam na qualidade da merenda escolar, desde a escolha até a mesa.

Para Liuzane de Oliveira, os participantes puderam entender um pouco mais sobre o seu papel e importância como profissional de cozinha e agente de saúde nas escolas. "São assuntos importantes que abordam até mesmo, testar diferentes maneiras de preparar os alimentos principalmente na sua conservação e manuseio. Desta forma as equipes se capacitam para garantir uma alimentação escolar mais saudável, nutritiva e segura", destacou a nutricionista.

Para a coordenadora do setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Maria de Lurdes Sacani, esse treinamento, além da finalidade de acrescentar grandiosamente no trabalho para garantia de qualidade e segurança dos alimentos já feito pelas merendeiras do município, também dará melhores condições e mais confiança no preparo dos pratos.” É fundamental qualificar as merendeiras para que possam exercer suas funções nas escolas. O treinamento faz parte da própria educação de todos e para eles que são manipuladores de alimentos, estamos falando das boas praticas e como devem manipular de forma adequada os alimentos. Todos estão participando e tiraram suas dúvidas, todos receberão um certificado sobre essa capacitação”. Afirma a coordenadora.

A Secretária de Educação Magda Tótola esteve presente e falou da importância da capacitação.  “É um aprendizado para toda a vida, todos aqui estão tendo a oportunidade de aprender como lidar com os alimentos, isso beneficia ainda mais a qualidade da merenda escolar. A alimentação dos alunos requer uma atenção especial e todos devem se alimentar de forma saudável, pois é fundamental para o desenvolvimento e o processo educacional. Desde a escolha do cardápio dos alunos, antes de tudo, precisa ser conversado com os seus responsáveis, afinal, existem vários fatores que pesam na hora da escolha, principalmente quando se trata de hábitos alimentares, religião e até crianças que passam maior parte do dia nas escolas e precisam realizar diversas refeições. A escola tem esse papel e especialmente deve ser possível também, oferecer uma refeição complementar aquela oferecida pela escola”.