Casa da Cultura é contemplada com projeto de Inventário, Conservação e Reprodução de Acervos da Secretaria de Estado da Cultura do ES (10/05/2019)

O projeto “Acervo da Casa da Cultura 'Doutor Mauro Mattos Pereira' do município de Fundão” foi contemplado com o Edital 014/2018 - Seleção de Projetos Culturais e Concessão de Prêmio para Inventário, Conservação e Reprodução de Acervos no Estado do Espírito Santo da Secretaria de Estado da Cultura. O objetivo é garantir a salvaguarda do principal acervo histórico da cidade de Fundão, o acervo museológico, com cerca de 80 peças, formado por objetos históricos como piano, cadeiras, telefones, móveis antigos, sendo uns pertencentes a família Agostini e outros doados pela comunidade e, também, um acervo formado por um conjunto de fotografias com conteúdo de uma diversidade de temas como paisagens urbanas e naturais, reformas, construções, eventos políticos, festas culturais, desfiles cívicos etc.

 

De autoria da bibliotecária Gabriela Gobbi e do arquivista e historiador Marcello França Furtado, esta ação visa efetivar a conservação destes acervos a fim de melhorar seu estado físico e de seu suporte e prolongar sua permanência e vida útil e viabilizando assim o acesso a futuras gerações. O segundo objetivo é contribuir para a difusão deste bens culturais que atribuirá todo sentindo a conservação realizada e a existência da instituição mantenedora.

 

Neste 31 de maio, Gabriela e Marcello estarão realizando uma Oficina de Preservação e acondicionamento de fotografias, aberta a professores, estudantes e toda a comunidade interessada no geral. A oficina conta com a carga-horária e certificação de 8 horas, a ser realizada de 8 às 17 horas, na Biblioteca Pública Municipal Professor Mário José Jahel. Seu objetivo visa deixar uma lição de aprendizado sobre a importância da guarda correta das fotografias pessoais e familiares, que também integram a memória coletiva do município. As inscrições serão via formulário no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScwfBYZhLBc1Rgw7npsSZNXPH7J56qJHO4GG-4MkvlyYZ15Cw/viewform

 

Ao final do projeto a equipe entregará a comunidade Fundãoense o acervo inventariado e acondicionado e também um livro com o conteúdo de todo o projeto, seu inventário; um instrumento de referências, busca e localização do acervo museológico e arquivístico, e além de uma bela coleção de imagens do município de Fundão disponível ao público.