SEMED FIRMA DIVERSAS PARCERIAS EM FUNDÃO NO MÊS DE ABRIL (02/05/2019)

Durante o mês de Abril de 2019, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) não mediu esforços na busca de parcerias em prol da educação do município de Fundão.

Confira abaixo as parcerias assinadas com diversas instituições:

 

INSTITUTO VOTORANTIM

A Secretaria de Educação (Semed) assinou no dia 09 de Abril adesão ao Programa Pela Valorização da Aprendizagem – PVE coordenado pelo Instituto Votorantim, no intuito de firmar seu comprometimento com a melhoria da educação a partir da qualificação de práticas de gestão e da mobilização social de comunidades.

Com a parceria, será possível oportunizar espaços formativos para o desenvolvimento das competências em gestão e mobilização social, a fim de que os participantes possam contribuir para a melhoria da educação do município de Fundão.

 

 

 

FUNDAÇÃO VALE

No 16 de Abril, a Secretária de Educação Magda Tótola recebeu representantes da Fundação Vale e ONGs parceiras (Solidariedade França-Brasil – RJ e Associação Imagem Comunitária (AIC - MG)), para uma reunião que tratou da apresentação de projetos voltados para o fomento da Educação Infantil e Educação Inclusiva no município de Fundão.

A reunião aconteceu na Secretaria de Educação (Semed) e contou com a presença de Andressa Azevedo - relações com a Comunidade Vale; Mariana Pedroza – Fundação Vale; Ramon Aguiar, Cristina Pereira e Suca Younes – Solidariedade França-Brasil e Karla Patrícia Vital Damiani da Associação Imagem Comunitária (AIC - Belo Horizonte), além da presença da equipe da Gerência Pedagógica da Semed.

Os projetos irão doar equipamentos para todas as unidades de Educação Infantil do município e para equipar uma Sala de Recursos para atender os alunos público da educação especial, além de capacitar os profissionais destas áreas.

 

 

PATRULHA ESCOLAR

A terceira parceria foi firmada com a Polícia Militar/ES, que, através da Patrulha Escolar já iniciou um ciclo de palestra sobre disciplina, respeito, comportamento diante aos professores, bullying, mediação de conflitos entre outros assuntos, na Escola EMCEF Praia Grande (24/04/2019) e na EMEF Eloy Miranda (03/05/2019).

Participação ativa dos jovens e muita clareza por parte dos policiais.

 

 

 

PACTO PELA APRENDIZAGEM NO ESPÍRITO SANTO (PAES)

O município de Fundão faz parte do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES) cujo principal objetivo é a melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes da educação básica no Espírito Santo, envolvendo domínio de competências como leitura, escrita e cálculo adequado à idade e ao nível de escolarização.

O pacto envolve ações de formação presencial e a distância “Na Trilha do PAES” pelo Portal Trilhas; transferência de recursos financeiros para reforma/ampliação de unidades de Educação Infantil no município, além da doação de materiais didáticos, jogos, material para o professor e livros de literatura para alunos do 1º e 2º ano.

No dia 26 de Abril houve no município o encontro de Formação TRILHAS/PAES da Equipe Gestora do Município de Fundão – Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, para início do trabalho nas escolas.

E no dia 30 de Abril a Secretaria de Educação de Fundão já recebeu todos os materiais didáticos que serão enviados para escolas – Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais.