FUNDÃO DISCUTE PROPOSTAS PARA A SAÚDE PÚBLICA EM SUA 2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL (17/04/2019)

Com o tema: “Democracia e Saúde”, foi realizada no dia 15 de abril de 2019 a 2ª Conferência Municipal de Saúde de Fundão. O evento aconteceu no auditório da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nair Miranda, onde estiveram presentes aproximadamente 95 pessoas, dentre eles, autoridades do município, profissionais da área e representantes da comunidade. O principal objetivo do evento foi avaliar a situação da saúde do município, além de discutir e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas de Saúde para os próximos quatro anos.

A Conferência Municipal foi promovida pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde do Município. “Essa é a etapa municipal da 16ª Conferência Nacional, momento de suma importância para o fortalecimento das políticas públicas relacionadas à área da saúde. Representa a participação da sociedade em geral para debater, definir e fortalecer o SUS”, destacou a secretária da pasta, Marli Scaquetti Tomé.

A cerimônia de abertura contou com o pronunciamento do prefeito Joilson Rocha Nunes, da secretária de Saúde Marli Scaquetti Tomé, e do presidente do Conselho Municipal de Saúde Adilson Pereira da Silva. “Dando voz aos munícipes e conhecendo suas demandas é que podemos aperfeiçoar a gestão e ampliar as conquistas e avanços obtidos" disse o prefeito.

A apresentação cultural do Congo Mirim a São Benedito de Timbuí emocionou o público presente. Acompanhando as crianças estiveram presentes o mestre do congo mais antigo de Fundão Aroldo Silva e o presidente da Associação das Bandas de Congo de Fundão (ABC – Fundão) Dion Kenedes Pereira.

A palestra magna foi proferida por Bartolomeu Martins Lima, Chefe da Divisão de Gestão do Núcleo Estadual/ Ministério Público, que debateu uma série de assuntos relacionados ao tema proposto e contribuiu para o enriquecimento das discussões durante os grupos de trabalhos. Vale salientar que “Democracia e Saúde” foi o tema da 8ª Conferência Nacional realizada em 1986, evento que é considerado o embrião do Sistema Único de Saúde (SUS).

Destacamos o envolvimento da comunidade, do Conselho Municipal e dos profissionais, durante toda a Conferência Municipal. As discussões propostas serão encaminhadas para a Conferência Estadual, como também os nomes dos delegados que irão representar Fundão na conferência estadual.

Acesse a galeria de fotos clicando nas imagens abaixo: