“Nossa Praia” é apresentado à comunidade de Enseada das Garças (20/03/2019)

Projeto da AMBEG intensifica ações de conscientização e conservação de Áreas de Preservação Permanente.

No último domingo (17), a Associação de Moradores do Bairro Enseada das Garças (AMBEG), em parceria com a Prefeitura de Fundão e o Estaleiro Jurong Aracruz (EJA), promoveram um dia especial de atividades para marcar o início projeto Nossa Praia. O encontro aconteceu a partir das 10 horas, no Camping Guruçá, em Enseada das Garças e contou com a presença do Prefeito de Fundão Pretinho Nunes, do Secretário de Obras e Desenvolvimento Sustentável Adeílson Broetto, do Secretário de Transportes e Serviços Urbanos Aílson Abreu Ramos, do subsecretário de Meio Ambiente Renato Armini e dos vereadores Ataídes Soares, Ângela Coutinho e Antônio Piol representando o município de Fundão.

Conforme os idealizadores do projeto, a iniciativa é voltada para a sensibilização de usuários das praias no que tange à conscientização e conservação das Áreas de Preservação Permanente (APPs), neste caso, as áreas de restinga.

O projeto foi contemplado pela 3ª edição do Edital de Apoio a Projetos da Comunidade do EJA, que apoia as iniciativas que contribuam para a sustentabilidade das comunidades dos municípios de Aracruz e Fundão.

O “Nossa Praia” receberá aporte financeiro e acompanhamento institucional do EJA, de forma a colocar em prática as ações previstas como, por exemplo, o cercamento de 800 metros de área de restinga em Enseada das Garças, construção de um museu de mudas, dentre outros.

Em seu discurso, o prefeito Pretinho Nunes parabenizou importância dessa ação idealizada pela AMBEG, ressaltou que a marca do seu mandato é aproximação com a comunidade através do diálogo entre Poder Público e moradores do bairro.

“A educação ambiental é muito importante para a comunidade, que precisa de informação para ter uma vida mais saudável, e pretendemos a cada dia nos aproximar  da comunidade como forma de conhecer as reais demandas do bairro e juntos analisarmos as propostas de melhorias”, destacou.

Durante o evento houve uma explanação do projeto Nossa Praia, apresentada por Marcos Martins e Fernando Avancini Tristão; palestra do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e do subsecretário de Meio Ambiente de Fundão, Renato Curto Armini, que falou sobre a importância da vegetação de restinga.

Seguindo a programação, o biólogo, educador ambiental e comentarista da Rádio CBN Vitória, Marco Bravo, ministrou palestra sobre sustentabilidade.