Festejos de São Benedito e São Sebastião movimentam o distrito de Três Barras, em Fundão, no próximo final de semana. (20/02/2019)

Fé, cultura e alegria. Assim é a festa que acontece na comunidade de Três Barras em Fundão, para celebrar os festejos de São Benedito e São Sebastião. A programação conta com missas, shows gratuitos, puxada de navio, apresentação de bandas de congo, ação entre amigos e sorteio de prêmios, que serão realizados no sábado e domingo (23 e 24).

O ápice dos festejos será no domingo (24), quando acontece, a partir das 15h, a puxada do navio negreiro com a participação das bandas de congo da região e de outras localidades do estado.

Ana Desolina Demoner, moradora de Três Barras e uma das organizadoras do evento, salienta que os festejos são tradicionais do distrito.

“Essa é uma forma de exaltar a história de um povo, que se manifesta historicamente pelo congo nos festejos de São Benedito e São Sebastião. Lembro dessa festa desde que eu era criança e hoje participo da organização. É nossa história, nossa cultura.”, salienta.

Este é o último evento do calendário de festas culturais do município, realizado sempre no mês de fevereiro, contribuindo para preservar a cultura do congo em Fundão.

A organização é da Comunidade Católica Bom Jesus da Lapa e Santa Anna, de Três Barras. A realização é da Associação das Bandas de Congo de Fundão(ABC Fundão), e da Prefeitura de Fundão, com o patrocínio do Ministério da Cultura e Vale.

História e tradição

A Festa de São Benedito e São Sebastião possui em seu contexto histórico a colonização do município de Fundão pelos italianos e alemães, assim como, a presença das famílias de afro descendentes que trabalhavam nas fazendas da região.

No início do século as festas de congo eram comandadas pelos mestres Aladio Samora e Bino Cassimiro, e festeiros como Antonio Pirchinner e Paulo Pirchinner, que ficavam responsáveis por resguardar os festejos. Surgia nesta época a presença italiana nos eventos. A banda tradicional Irundi/Piabas, de Três Barras, já existe há mais de 60 anos e hoje é comandada por Netto Mofardini.

Sobre a Associação das Bandas de Congo de Fundão (ABC Fundão)

Fundada em 2004, a ABC Fundão é uma associação sem fins lucrativos, que tem o objetivo de manter vivas as tradições das bandas de congo do município, defendendo a manifestação de fé a São Benedito e São Sebastião, ápice dos festejos.

Segundo o Presidente da ABC Fundão, Dion Kenedes Pereira, a organização dos eventos trabalha durante todo o ano, com o acompanhamento e preparação das bandas de congo para as festas oficiais. “Convidamos todas as bandas de congo para o evento, acompanhamos o desenvolvimento das bandas mirins e incentivamos a tradição no município”, disse.

Confira a programação completa

Sábado (23)

19h00: Missa Celebrada pelo Padre Alcerir Francisco, participação da comunidade Nossa Senhora de Fátima – Fundão.

20h30: Forró com Claudio e Lucas.

Domingo (24)

11h00: Missa celebrada pelo Padre Gilberto José Domingos – Participação da Comunidade Divino Espírito Santo – Santa Maria de Jeribá

12h30: Almoço

13h30: Leilão

14h30: Chegada das bandas de Congo.

15h00: Puxada do Navio Negreiro e fincada do mastro

16h00: Sorteio entre amigos.